https://leitura.com.br/dellarquim-L030-9788590510819

26/02/2017

A DURA JORNADA DE TRABALHO

A Jornada de trabalho tem se tornado cada vez mais onerosa, visto que as cidades avançam demograficamente e o Estado não acompanha quanto ao efetivo suprimento de forma a facilitar as locomoções.

            A contrário sensu das máquinas desenvolvidas por ele próprio, que não somente apertar parafusos, ganhar lubrificantes e poderem ser desligadas quando convenientes, por exemplo, justifica-se a redução da jornada laborativa ao homem por conta da sua complexidade, assim  da exigência de uma manutenção diferenciada, porquanto os fundamentos econômicos, sociais e biológicos. Em outras palavras: dinheiro para o seu sustento e da família, tempo disponível para o lazer e, por fim, para o descanso. A adequação da jornada de trabalho foi a primeira medida que o mundo moderno encontrou para satisfazer essas necessidades. Outras também necessárias sempre estão e estarão em discussão.


            Sempre defendo o trabalhador (todos somos trabalhadores), mas, sobremaneira, o juridicamente contratado: o empregado à luz da CLT.