https://leitura.com.br/dellarquim-L030-9788590510819

10/03/2015

UMA BREVE REFLEXÃO FILOSÓFICA SOBRE LIBERDADE E JUSTIÇA


Hoje, vi uma ilustração (facebook.com/humorinteligente01) em que o signo da Liberdade beija vorazmente o da Justiça. No corpo da ilustração os dizeres: "Liberdade e Justiça ficam ótimas juntas".

Ali, a Liberdade demonstra pegada, mas conota mesmo outro tipo de liberdade.

Então vamos falar sério: é bom ter-se pegada no agir, uma vez ganho tal liberdade (um dos pressupostos da democracia que, por exemplo, remete a liberdade de expressão, como aqui, com a observância de que somente louvo o talento do artista gráfico), a liberdade de que 'imprescinde a ética de Aristóteles' (o imperativo categórico de Emmanuel Kant, fundamentado na moral, dever-ser de não mentir, de não ser corrupto, de não furtar, de não roubar, de respeitar direitos), posto que só por fatos assim poderá a Justiça estender a mão aberta, e tal como o bem maior de um povo, reconhecer o bom, parear-se-á com ele, permitindo-se ser abraçada, beijada. A Liberdade é suprema, dotada de essencialidade para a Justiça, mas neste contexto, brado que a Justiça é mor e a Liberdade é condicionada.

Em um devaneio filosófico, abro parênteses e pergunto-me se se confundisse legitimidade com liberdade, em que ressaltaria?

A legitimidade alcança todos os atos inerentes a quem a tenha, óbvio, e abraça-se mas não se aperta a Justiça, no mínimo, antes de se demonstrar o porquê e ter-se deferido o pedido.

Porquanto, nessa esteira dialética, volto-me a charge, por dizer que ainda que eivada de talento artístico, não tem similitude com a dor por que passa a Pátria, neste momento.

Enquanto liberdade pode conotar anarquia, e justiça pode denotar o que se acha que se merece (aqui não me refiro ao artista, mas a generalidade do sentido hermenêutico desses dois elementos compositivos de um Estado), melhor assentir que a Justiça e a Liberdade deem-se as mãos, ou seja, antes de aquela abraçar essa.

Em outras palavras, e como se vê, já estamos a afastar o complexo de gado e será imperativo manter-nos povo, agirmos como tal, mudarmos a camisa do time, assim que comece o novo campeonato: isso será justiça para com o País.

Embora, por ora, numa ilação santificante, só nos resta, mesmo, a liberdade absoluta de carregarmos a crucificada Pátria amada nos ombros.

Por isso, vamos com calma, Brasil, porque a democracia impera que além de outros valores, a Liberdade e a Justiça ficam ótimas juntas, sim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário