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25/01/2013

O BEM QUE A MÚSICA FAZ




BEM VINDO A ALGUNS CONCEITOS HISTÓRICOS INTRODUTÓRIOS AO MUNDO MUSICAL ERUDITO, O MUNDO DA SONORIDADE DIVINA!


Em homenagem a Maestrina Silvia Luisada, em quem o talento e a dedicação se reconhecem.


1. Que é música?


Música é uma leitura entoada. Música é uma linguagem, seja erudita ou popular. É a arte de combinar sons.


 
2. Que significa erudito ou popular?


Significa dizer sobre o estilo musical, em que erudito é a música mais apurada, mais elaborada, a música sobremaneira histórica; a música popular é a música hodiernamente tida como a de estilo que atinge as camadas mais simples da sociedade, a que se expande, desprovida de estudo e elaboração mais aprofundados, mas que também é música.



3. Que é estilo musical?


Estilo está associado ao período, em que se pode dizer que são medidos por século, ou seja, a cada cem anos. Assim, temos vários estilos de música erudita.


 
Agora, veremos os estilos:


 
3.1 Estilo Barroco.

Trata-se da música sacra ou litúrgica, a cantada nos mosteiros, onde tudo começou, com D'arezzo (veremos, adiante).
Mas a termo erudito, deu-se somente entre 1.600-1700 e seus principais expoentes foram Haendel (1685-1759), Bach (1685-1750) e Vivaldi (1678-1741).


Portanto, não se diz “eu gosto de música clássica” para se referir aos compositores Haendel, Bach ou Vivaldi, diz-se: “eu gosto de música erudita, estilo barroco”.



3.2 Estilo Clássico.


Estamos no período do “classicismo”, em que o contexto histórico está na busca pela perfeição estética e na valorização do homem universal, é o mesmo que dizer “Renascentismo”, porque as artes passaram por modificações, cujo avanço faria história.


Trata-se da música apresentada nos castelos, palácios, cujas festas gozavam de variações como o “rococó”, os “saraus”, as “danças alegres”, os “minuetos”.

Deu-se entre 1700-1800 e seus principais expoentes foram Haydn, “o compositor da alegria”(1732-1809) e Mozart, “o divino”(1756-1791). Esses autores se apresentavam para a nobreza.

Portanto, quando se diz “eu gosto de música clássica” refere-se aos compositores Haydn e Mozart, por exemplo. Para se referir ao sentido amplo, diz-se “eu gosto de música erudita”.


3.3 Estilo Romântico.

Coincidiu com a Revolução Francesa, período em que todo o mundo queria extravasar, posto que recém saído de um período fechado.

Deu-se entre 1800-1900 e seus principais nomes são Bethoven, “o compositor da revolução, que transitou entre o classicismo e o romântico, note-se” (1770-1827), a exemplo da Quinta Sinfonia: “than than than than!!!” (Dó Menor); Chopin (1810-1849) que trabalhava muito a sua terra polonesa) e Schumman (1810 -1856) menos extravagante, não menos gênio.

Portanto, quando se diz “eu gosto de música romântica” refere-se ao período chamado “romantismo”, aos compositores Bethoven, Choppin e Schumman.


 
3.4 Estilo Contemporâneo:


Trata-se da música do impressionismo, em que todo o mundo poria ritmos loucos para se expressar. “O expressionismo”.

Deu-se a partir de 1.900, mas mesmo pouco antes já surgia seu expoente, Carlos Gomes (1836-1896) e, posteriormente, Chiquinha Gonzaga (1847-1935). Mas Villa Lobos (1887-1959) reinou. De lá pra cá não houve mais evolução na música.

Portanto, quando se diz “eu gosto de música contemporânea” refere-se ao período atual, é ter orgulho e louvar a história erudito-musical brasileira.

Mas não importa o estilo ou a pátria, óbvio houve outros compositores importantes.



A ORIGEM DA MÚSICA.


Agora que se já tem noção do que é música e seus estilos, convém se saber também que tudo precedeu com um monge italiano, da região da Toscana, chamado Guido D’arezzo (estima-se por volta de 995 – 1050), porquanto os monges viviam solitários em castelos, presos em suas orações.


Para quebrar a monotonia, as suas orações ganharam sons e passaram a forma de cânticos. A expressiva oração a São João Batista é marco:



Ut queant laxis

Resonare fibris

Mira gestorum

Famuli tuorum

Solve polluti

Labi reatum

Sancte Ionaes”.


Cuja tradução é:


“Para que teus servos

Possam, das entranhas

Flautas ressoar

Teus feitos admiráveis.

Absolve o pecado

Desses impuros lábios,

Ó São João”.


Assim, de cada inicial dos sete versos surgiram as sete notas musicais.



Ut, de para, cantado teria som de dó e passou a ser a nota .

Re, de resonare, passou a ser a nora

Mi, de mira, passou a ser a nora MI

Fa, de famuli, pasou a ser a nota

Sol, de solve, passou a ser a nota SOL

La, de labi, passou a ser a nota

Sa, de sancte, por sonoridade passou a ser a nota SI



Damos um link da partitura.

http://en.wikipedia.org/wiki/File:Ut_Queant_Laxis_MT.png


 

COMO SE FORMAM AS ORQUESTRAS.



Orquestra de Câmara é a reunião de no mínimo 8 (oito) músicos. Geralmente chega-se ao número de 30 (trinta), portanto, entre 8 (oito) e 30 (trinta)músicos.

 
Orquestra Sinfônica tem entre 30 (trinta) e 100 (cem) integrantes.


Filarmônica tem acima de 100 (cem) integrantes.



SAIBA MAIS.



Banda Sinfônica tem somente 1 (um) instrumento de sopro.


Camerata tem somente um solista.


Suíte é um conjunto de danças.


Concerto tem 3 (três) temas.


Sinfonia é criada para orquestra, é a exibição musical com instrumento solista.


Polifonia é a 4 (quatro) vozes.


 

“Eu sou um pássaro

Que canto sem parar,

Or'ao meu modo, sig'as ruas

Ora a passo vou à equação:

Timbre, duração, intensidade, altura...

Mas não conheç'o tempo, não conheç'o coda,

E meu canto por vezes a alguém intriga.


 
É que sou um pássaro

E tenho por acelerar.

Andamento, te me acentuas,

Pois que a passo vou à equação.

Também sou quatro sons, ó criatura.

A melodia acorda e a corda

Puxa a alegria que brada amiga!



Sou mesm'um pássaro carente

De sinfonia, de criar,

(É oportuno, mostra as tuas).

Não sei ler, mas sei entoar,
 
Autodidata, de alma pura ?...

Abro as asas à teoria

Porque a arte assim obriga”.




Somente o que desagrada a alma não vale à pena. Sou teórico, não domino nenhum instrumento: músico frustrado, fiquei na letra. Por fim, se você tem talento e quer somente música popular, não erudita, portanto, não importa, faça a sua e tudo também estará bem.







Respeite os direitos autorais.

Sugestões e críticas, e-mail: jmmonteiras@gmail.com


O autor estudou teoria musical com a Maestrina Silvia Luisada, anteriormente à fundação da Orquestra Filarmônica Santo Amaro, criada no Projeto Ateliê da Casa de Cultura de Santo Amaro, também pela insígne professora.